Sistema de Ranking

A Associação Internacional de Tai Chi Chuan da Família Yang criou o Sistema de Ranking de Tai Chi Chuan da Família Yang, e o projetou de forma a coordenar seu desenvolvimento com o Sistema Chinês de Ranking de Artes Marciais. Ademais, a Associação Internacional de Tai Chi Chuan da Família Yang pretende utilizar componentes de seu Sistema de Ranking de maneira a contribuir com o progresso mundial do Tai Chi Chuan, promovendo seus benefícios à saúde.

Clique para fazer o download:

• Formulário de Solicitação de Ranking

• Manual de Juízes e de Ranking

Objetivos do Sistema de Ranking da Associação Internacional de Tai Chi Chuan da Família Yang

Os objetivos do Sistema de Ranking são:

  • Fornecer um meio de avaliação da proficiência técnica e teórica dos membros da Associação no Tai Chi Chuan Estilo Yang Tradicional;
  • Regulamentar, de acordo com os requisitos da Associação, a autorização de Instrutores para que possam lecionar;
  • Reconhecer importantes contribuições individuais à Associação e ao Tai Chi Chuan da Família Yang;
  • Auxiliar a Divisão de Educação e Treinamento da Associação em seus objetivos e funções;
  • Promover os benefícios e aumentar a influência do Tai Chi Chuan Estilo Yang Tradicional;
  • Promover os benefícios da prática regular do Tai Chi Chuan;
  • Contribuir para o futuro crescimento do Tai Chi Chuan e do Tai Chi Chuan Estilo Yang Tradicional.

Níveis de Ranking

Existem dois níveis de Ranking no Sistema de Ranking. Rankings Básicos (“Jie”) compreendem estágios de realização preliminares aos Rankings Clássicos ("Duan").

Rankings Básicos

  • Os estudantes podem optar por adentrar no Sistema de Ranking através de estágios preliminares, ou “Rankings Básicos”. Comparados aos Rankings Clássicos, estes são mais simples e curtos, e a avaliação é feita por somente um Juíz – ao invés de um comitê, e é menos formal; o ambiente de avaliação deixa o estudante menos ansioso e torna o Sistema de Ranking menos intimidador. O objetivo deste tipo de Ranking é encorajar novos estudantes a adentrar no Sistema de Ranking.
  • Não é obrigatório que os estudantes passem pelos Rankings Básicos, podendo escolher ser avaliados para o Nível Um (1) do Ranking Clássico a qualquer momento, desde que tenham completado um (1) ano de estudos.
  • Os estudantes que optarem iniciar pelos Rankings Básicos necessitam completá-los, antes que avançem aos Rankings Clássicos.

Existem 3 (três) Rankings Básicos que poderão ser concedidos: Um (1), Dois (2) e Três (3). Cada parte da Forma Tradicional de 103 movimentos (Forma Longa) é avaliada separadamente.

O Básico Um (1) – ou Jie 1, é concedido para a Primeira parte da Forma Longa, o Básico Dois (2) – ou Jie 2, é concedido para a Segunda parte da Forma Longa, e o Básico Três (3) – Jie 3, é concedido para a Terceira parte da Forma Longa.

 

Rankings Clássicos

Os Rankings Clássicos representam níveis de realizações do estudante, de acordo com seu progresso nos estudos do curriculum padrão dos ensinamentos do Tai Chi Chuan Estilo Yang Tradicional. Estas avaliações são mais complexas, e estão detalhadas neste manual.

Existem 9 (nove) Rankings Clássicos que poderão ser concedidos. Abaixo estão listados os fatores levados em consideração quando estes Níveis são concedidos:

  • O tempo de prática de Tai Chi Chuan;
  • O nível de habilidades alcançadas;
  • O conhecimento da história e teoria do Tai Chi Chuan;
  • Os créditos acumulados através da Academia de Instrutores de Tai Chi Chuan da Associação;
  • As realizações em estudos / pesquisas;
  • O nível de comprometimento com o Código Moral das Artes Marciais;
  • As contribuições feitas para o crescimento e desenvolvimento do Tai Chi Chuan Estilo Yang Tradicional.
  • Rankings Um (1), Dois (2), Três (3) – Iniciantes
  • Rankings Quatro (4), Cinco (5), Seis (6) – Intermediários
  • Rankings Sete (7), Oito (8), Nove (9) – Avançados

Especificações de cada Nível de Ranking

Para que possam ingressar neste Sistema de Ranking, os praticantes de Tai Chi Chuan devem ter, no mínimo, oito (8) anos de idade, atingir a nota mínima de 7 (sete) pontos na avaliação da Primeira parte da Forma Longa, e precisam ter recebido ensinamentos sobre o Código Moral das Artes Marciais.

Rankings Iniciantes:

Família Yang - Águia de Bronze

1. Ranking Um (Águia de Bronze):

Poderão solicitar o Ranking Um (1): Estudantes que tenham praticado o Tai Chi Chuan Estilo Yang Tradicional por no mínimo 1 (um) ano, ou que tenham obtido 150 pontos de crédito na Academia de Instrutores; que tenham conseguido no mínimo 7,5 pontos na avaliação da Forma de Mãos Livres do Tai Chi Chuan Estilo Yang Tradicional; que tenham conseguido no mínimo 60 pontos na avaliação escrita sobre a história e teoria do Tai Chi Chuan; e que tenham comprometimento com o Código Moral das Artes Marciais.

Família Yang - Águia de Prata

2. Ranking Dois (Águia de Prata):

Poderão solicitar o Ranking Dois (2): Estudantes que tenham praticado o Tai Chi Chuan Estilo Yang Tradicional por no mínimo 1 (um) ano, após terem obtido o Ranking Um (1), ou que tenham obtido 300 pontos de crédito na Academia de Instrutores; que tenham conseguido no mínimo 8 pontos na avaliação da Forma de Mãos Livres do Tai Chi Chuan Estilo Yang Tradicional; que tenham conseguido no mínimo 65 pontos na avaliação escrita sobre a história e teoria do Tai Chi Chuan; e que tenham comprometimento com o Código Moral das Artes Marciais.

Família Yang - Águia de Ouro

3. Ranking Três (Águia de Ouro):

Poderão solicitar o Ranking Três (3): Estudantes que tenham praticado o Tai Chi Chuan Estilo Yang Tradicional por no mínimo 1 (um) ano, após terem obtido o Ranking Dois (2), ou que tenham obtido 450 pontos de crédito na Academia de Instrutores; que tenham conseguido no mínimo 8,3 pontos na avaliação da Forma de Mãos Livres do Tai Chi Chuan Estilo Yang Tradicional, e no mínimo 8 pontos na avaliação da Forma Espada ou da Forma Sabre Estilo Yang Tradicional; que tenham conseguido no mínimo 70 pontos na avaliação escrita sobre a história e teoria do Tai Chi Chuan; e que tenham comprometimento com o Código Moral das Artes Marciais.

Os Rankings Básicos Níveis Um (1) a Três (3) não exigem avaliações de habilidades no Tui Shou (Empurrar com as mãos)

Rankings Intermediários:

Família Yang - Tigre de Bronze

4. Ranking Quatro (Tigre de Bronze):

Poderão solicitar o Ranking Quatro (4): Estudantes que tenham praticado o Tai Chi Chuan Estilo Yang Tradicional por no mínimo 2 (dois) anos, após terem obtido o Ranking Três (3), ou que tenham obtido 750 pontos de crédito na Academia de Instrutores; que tenham obtido uma pontuação combinada de no mínimo 25.8 pontos (e nenhuma nota abaixo de 8.3 pontos) nas avaliações da Forma de Mãos Livres do Tai Chi Chuan Estilo Yang Tradicional, da Forma Espada Estilo Yang Tradicional e da Forma Sabre Estilo Yang Tradicional; que tenham conseguido no mínimo 75 pontos na avaliação escrita sobre a história e teoria do Tai Chi Chuan; que tenham realizado satisfatoriamente as técnicas de Tui Shou (Empurrar com as mãos) exigidas para o Ranking Quatro (4); e que tenham comprometimento com o Código Moral das Artes Marciais.

Família Yang - Tigre de Prata

5. Ranking Cinco (Tigre de Prata):

Poderão solicitar o Ranking Cinco (5): Estudantes que tenham praticado o Tai Chi Chuan Estilo Yang Tradicional por no mínimo 2 (dois) anos, após terem obtido o Ranking Quatro (4), ou que tenham obtido 1050 pontos de crédito na Academia de Instrutores; que tenham obtido uma pontuação combinada de no mínimo 26.4 pontos (e nenhuma nota abaixo de 8.3 pontos) nas avaliações da Forma de Mãos Livres do Tai Chi Chuan Estilo Yang Tradicional, da Forma Espada Estilo Yang Tradicional e da Forma Sabre Estilo Yang Tradicional; que tenham conseguido no mínimo 80 pontos na avaliação escrita sobre a história e teoria do Tai Chi Chuan; que tenham realizado satisfatoriamente as técnicas de Tui Shou (Empurrar com as mãos) exigidas para o Ranking Cinco (5); e que tenham comprometimento com o Código Moral das Artes Marciais.

Família Yang - Tigre de Ouro

6. Ranking Seis (Tigre de Ouro):

Poderão solicitar o Ranking Seis (6): Estudantes que tenham praticado o Tai Chi Chuan Estilo Yang Tradicional por no mínimo 2 (dois) anos, após terem obtido o Ranking Cinco (5), ou que tenham obtido 1400 pontos de crédito na Academia de Instrutores; que tenham obtido uma pontuação combinada de no mínimo 27 pontos (e nenhuma nota abaixo de 8.3 pontos) nas avaliações da Forma de Mãos Livres do Tai Chi Chuan Estilo Yang Tradicional, da Forma Espada Estilo Yang Tradicional e da Forma Sabre Estilo Yang Tradicional; que tenham conseguido no mínimo 85 pontos na avaliação escrita sobre a história e teoria do Tai Chi Chuan; que tenham realizado satisfatoriamente as técnicas de Tui Shou (Empurrar com as mãos) exigidas para o Ranking Seis (6); e que tenham comprometimento com o Código Moral das Artes Marciais.

Rankings Avançados:

Família Yang - Dragão de Bronze

7. Ranking Sete (Dragão de Bronze):

Poderão solicitar o Ranking Sete (7): Estudantes que tenham praticado o Tai Chi Chuan Estilo Yang Tradicional por no mínimo 6 (seis) anos, após terem obtido o Ranking Seis (6); que tenham conquistado um certo nível de sucesso, influência ou reconhecimento – no trabalho, com estudos / pesquisas, e na autoria / publicação de materiais sobre a teoria das Artes Marciais; e que tenham atingido níveis superiores de virtudes marciais.

Família Yang - Dragão de Prata

8. Ranking Oito (Dragão de Prata):

Poderão solicitar o Ranking Oito (8): Estudantes que tenham praticado o Tai Chi Chuan Estilo Yang Tradicional por no mínimo 5 (cinco) anos, após terem obtido o Ranking Sete (7); que tenham conquistado um certo nível de sucesso, influência ou reconhecimento – no trabalho, com estudos / pesquisas, e na autoria / publicação de materiais sobre a teoria das Artes Marciais; que tenham contribuído significativamente para o desenvolvimento do Tai Chi Chuan Estilo Yang Tradicional; e que tenham atingido níveis superiores de virtudes marciais.

Família Yang - Dragão de Ouro

9. Ranking Nove (Dragão de Ouro):

Após conquistar o Ranking Oito (8), estudantes que tenham obtido grande sucesso e influência – no trabalho, com estudos / pesquisas, e na autoria / publicação de materiais sobre a teoria das Artes Marciais; que tenham contribuído extraordinariamente para o desenvolvimento do Tai Chi Chuan Estilo Yang Tradicional; que possuam grande influência e virtudes marciais elevadas poderão solicitar o Ranking Nove (9).

Métodos de Avaliação

Os métodos de avaliação incluem competições e avaliações-padrão de Ranking. Aqueles que respeitam o Código Moral das Artes Marciais, que as prezam, que têm um certo nível de habilidades marciais e que possuam entendimento da teoria podem solicitar um Ranking. Apenas os Comitês de Ranking que tenham obtido o direito de realizar estas avaliações através da Associação Internacional de Tai Chi Chuan da Família Yang podem organizar eventos de Ranking. Os Juízes dos Comitês de Ranking devem ser escolhidos através do Registro de Juízes, e devem estar qualificados conforme os requisitos do Manual de Juízes e Ranking.

Competições:
As competições autorizadas ou patrocinadas pela Associação Internacional de Tai Chi Chuan da Família Yang podem ser organizadas de forma que as notas das apresentações possam ser aplicadas aos Níveis de Ranking. Outros quesitos também poderão ser exigidos para que sejam equivalentes à aprovação na avaliação e à obtenção de um Nível de Ranking.

Avaliações-Padrão de Ranking:
As Avaliações-Padrão de Ranking da Associação, conforme descritas no Manual de Juízes e Ranking, são os métodos mais utilizados para que os Membros possam adentrar e progredir no Sistema de Ranking. Não há uma quantidade específica de eventos de Ranking que um Centro ou Patrocinador pode organizar durante o ano. Para cada evento de Ranking, deverá ser apresentada uma solicitação em separado, cuja aprovação será julgada pelo Departamento de Juízes e Ranking.

Certificação, Vestimenta e Insígnia

Certificação: A Associação Internacional de Tai Chi Chuan da Família Yang faz / define o modelo e a produção de certificados-padrão.

Vestimenta: A Associação Internacional de Tai Chi Chuan da Família Yang faz / define o modelo da vestimenta-padrão.

Insígnia: A Associação Internacional de Tai Chi Chuan da Família Yang faz / define o modelo de insígnias-padrão para os seguintes Rankings:

  • Rankings Iniciantes: Ranking Um (1) (Águia de Bronze); Ranking Dois (2) (Águia de Prata); Ranking Três (3) (Águia de Ouro)
  • Rankings Intermediários: Ranking Quatro (4) (Tigre de Bronze); Ranking Cinco (5) (Tigre de Prata); Ranking Seis (6) (Tigre de Ouro)
  • Rankings Avançados: Ranking Sete (7) (Dragão de Bronze); Ranking Oito (8) (Dragão de Prata); Ranking Nove (9) (Dragão de Ouro)