Biografia dos Mestres da Família Yang

Introdução

O Estilo Yang de Tai Chi Chuan é uma das jóias das Artes Marciais Chinesas. Desde o tempo do fundador do Estlo Mestre Yang Luchan, seus filhos Yang Ban Hou e Yang Jian Hou, seus netos Yang Shao Hou e Yang Cheng Fu, e seus bisnetos Yang Zhen Ming, Yang Zhen Ji, Yang Zhen Duo, e Yang Zhen Guo tem todos trabalhado juntos para pesquisar, transformar, desenvolver e difundir o Tai Chi Chuan. O Tai Chi Chuan Yang se tornou estendido e gracioso, cuidadosamente estruturado, relaxado, suave e fluído, e ainda preservando seus aspectos marciais. É também um método para a melhora da saúde e cura de enfermidades. O Tai Chi Chuan é amado por centenas de milhares de praticantes, sendo difundido tanto na própria China como no estrangeiro. Tornou-se uma das artes marciais Chinesas mais popular, oferecendo contribuições importantes para a saúde da humanidade.
pelo Mestre Yang Jun, 6th Generation

A intervenção que Yang Luchan fez no mundo do Tai Ji durante sua vida não parou depois de sua morte em 1872. Yang Luchan transmitiu todo o seu conhecimento para seus dois filhos, Yu, chamado de Ban Hou, e Jian, chamado de Jian Hou, que se tornou a 2ª geração da Família Yang.

Mestre Yang Luchan

Mestre Yang Luchan

Yang Fu Kui, mais tarde chamado Lu Chan (o “Lu” tem dois caracteres chineses) nasceu em 1799 e faleceu em 1872. A Família de Yang Luchan era da província de Hebei, no distrito de Guangpin, no Condado de Yongnian e desde sua infância sua família era pobre. Ele seguia seu pai nas plantações dos campos e na sua adolescência teve trabalhos temporários. Ele passou um período trabalhando na Farmácia Tai He Tang localizada na parte oeste de Yongnian (a farmácia foi aberta por Chen De Hu da Vila Chen da província de Henan, Condado de Wen). Quando era criança, Yang Luchan gostava das Artes Marciais e começou a estudar Chang Quan ganhando um bom nível de habilidade.

Um dia ele viu alguns arruaceiros que vieram à farmácia procurando briga. Um de seus companheiros de trabalhou sou um tipo de arte marcial que Yang Luchan nunca tinha visto, e os arruaceiros foram facilmente vencidos. Por causa disto Yang Luchan decidiu estudar com o dono da Farmácia Tai He Tang, Chen Du Hu. Ele viu que Yang Luchan era sincero em seu coração e estava ansioso por aprender. Assim ele mandou Yang Luchan para a Vila Chen para procurar a 14ª geração da Família Chen, Chen Chang Xing, para ser seu professor.

Yang Ban Hou

Yang Ban Hou

Yang Yu, também chamado de Yang Ban Hou, conhecido como o “segundo filho” por todos, nasceu em 1837 e morreu em 1892. Desde uma tenra idade ele e Jian hou seguiram seu pai estudando Tai Ji Quan. Todo o dia Ban Hou praticava duro, sem parar através do inverno e do verão. Yang Ban Hou tinha uma disposição dura e forte. Ele era habilidoso com a lança, e especialmente adepto ao bastão (feito de madeira bai la, com mais de três metros, usando-o da mesma forma que a lança). Um dia na Cidade de Yongnian, dentro dos estábulos localizados no Portão do Leste, um incêndio começou devido ao mal cuidado. A cidade de Yongnian era circulada por água e fervilhava com canas.

Era final do outono, depois da colheita, e dentro do estábulo havia uma pilha de canas. Uma vez que um dos estábulos pegou fogo, se não fosse apagado logo se tornaria um inferno. Naquele momento, Yang Ban Hou correu para o local empunhando uma lança, levantando e jogando as ardentes canas. As canas em fogo voaram através do ar como uma fila de peixes, e quase instantaneamente estavam todas na água. Com o fogo extinguido e o incêndio evitado, o relato de seu feito foi rapidamente espalhado pela cidade. Mais tarde, Yang Ban Hou seguiu seu pai para Beijing para ensinar e derrotou o famoso Mestre Xiong Xian Liu (chamado de Meng Jiao). Porque ele seguiu derrotando inúmeros outros artistas marciais de primeira linha em Beijing, a fama do Tai Chi Chuan Estilo Yang aumentou e muitas histórias maravilhosas foram deixadas para futuras gerações.

Embora Yang Ban Hou tivesse uma habilidade consumada, seu temperamento era furioso. Ele não mostrava misericórdia quando usava a lança, até mesmo golpeando seus próprios discípulos. Ele freqüentemente tirava sangue com suas próprias mãos, tornando difícil para seus alunos aceitarem seus ensinamentos. Por causa de seu temperamento, mantinham uma distância respeitosa dele. Embora sua habilidade fosse de primeira classe, os alunos que recebiam suas habilidades eram poucos. Yang Ban Hou teve uma filha, e um filho chamado Shao Peng. Shao Peng estudou com Yang Chengfu e depois abriu uma escola em Guangxi, onde mais tarde faleceu.

Yang Jian Hou

Yang Jian Hou

Yang Jian, chamado de Jian Hou, tinha o apelido de Jian Hu e também o “3o. filho” até ficar mais velho, quando começaram a chamar-lo de “velho homem”. Nascido em 1842, ele começou a estudar Tai Ji Quan com seu pai quando era ainda muito jovem. Sob os requerimentos estritos de seu pai, ele passava o dia inteiro praticando duro. Freqüentemente sentia que não poderia mais agüentar, ele tentou escapar várias vezes. Era claro que trabalhando duro diariamente e praticando gongfu sob a tutela de seu pai ele iria melhorar suas habilidades grandemente.

Finalmente ele se tornou um homem de grande talento. Jian Hou levou a forma velha de seu pai e a revisou mudando-a para a forma media. Ele também ganhou mestria no sabre, lança, espada e outras armas. Sua habilidade com a espada era conhecida por combinar suavidade e dureza. Jian Hou também ganhou a mestria no uso de bolas (dan4). Ele segurava três ou quatro de uma vez em suas mãos e quando as jogava simultaneamente cada uma delas acertava um pássaro diferente em vôo. Ele ganhou a fama de não desperdiçar nenhuma bola quando as jogava. Jian Hou tinha um temperamento tranquilo e introvertido, diferente de Ban Hou. Por causa disto tinha muitos alunos.

Jian Hou morreu sem doença no sexto ano depois da fundação da China Nacionalista (1911). Conta à lenda que muitas horas antes de sua morte, ele teve um sonho predizendo seu destino e reuniu sua família e alunos, tendo um conversa final com cada um deles. Quando chegou a hora, Jian Hou se banhou e se vestiu com roupas formais – sorrindo até o fim. Ele tinha três filhos: o mais velho se chamava Zhao Xiong; o segundo chamava-se Zhao Yuan, morreu jovem; o mais novo se chamava Zhao Qing.

Yang Shao Hou

Yang Shao Hou

Yang Zhao Xiong nasceu em 1862 e morreu em 1930. Também era chamado de Meng Xiang, e mais tarde chamado de Shao Hou, alguns o chamavam simplesmente de Senhor Big. Desde muito cedo ele estudou com seu pai e seu tio. Ele aprendeu a maior parte de suas habilidades de Ban Hou. Sua natureza era energética e ele se colocava a frente de injustiças feitas aos outros. Shao Hou gostava de fazer as pessoas voarem, muito parecido com o estilo de seu tio. Quando era jovem ensinou a forma media estabelecida por seu pai, mas mais tarde mudou sua direção.

Ele desenvolveu uma forma que era alta com pequenos movimentos feitos em velocidades alternadas de forma repentina. Sua emissão de energia (fajin) era dura e rápida, acompanhada de sons. O espírito de seus olhos emitia em todas as direções, como um raio. Combinado com um sarcasmo, uma risada sinistra, e os sons de Hen! e Há!, Seu jeito impositivo era muito ameaçador. Shao Hou ensinou seus alunos a golpear rapidamente depois de entrar em contato com o oponente, usando expressões do total espectro das emoções. Alunos com menor habilidade tinham dificuldade em estudar com ele; por isso ele não tinha muitos. Shao Hou teve um filho chamado de Zhen Sheng que mais tarde estudou com Yang Cheng Fu.

Yang Cheng Fu

Yang Cheng Fu

Yang Zhao Qing, chamado de ChengFu, ou “3o. filho”, nasceu em 1883 e morreu em 1936. Ele começou a receber ensinamentos de seu pai muito jovem. Durante sua juventude ele trabalhou muito fazendo um estudo detalhado do Tai Ji, praticando duro através do verão e do inverno com suas habilidades crescendo diariamente. Eventualmente ele se tornou um artista marcial conhecido. Para se adaptar as necessidades da sociedade, Yang Chengfu começou a revisar a forma media de seu pai. Ele gradualmente estabeleceu a Forma Longa da Família Yang, tornando-se a mais conhecida hoje em dia. As posturas da forma longa estabelecidas por Yang Chengfu quando era mais maduro são abertas e estendidas, simples e diretas.

A estrutura é compacta e precisa, com alinhamento corporal mantendo-se em movimento. Os movimentos são gentis e fluidos, e executados em uma velocidade constante. Combinam a suavidade e a força, leveza e peso. Todas estas características fazem com ela seja a forma padrão representativa da Família Yang, servindo como padrão para todos aqueles que querem seguir seu estudo. A forma estabelecida por Yang Chengfu pode ser executada com um passo alto, médio ou baixo. Assim o grau de dificuldade pode ser ajustado de acordo aos requerimentos e condições das pessoas. A forma retém os aspectos marciais de ataque e defesa, e serve para o fortalecimento do corpo, melhora da saúde, e a cura de doenças. Por causa disto, tem recebido o amor de um amplo numero de praticantes de Tai Ji. Yang Cheng Fu tinha um porte grande. Sua disposição natural era graciosa e compassiva, simples e honesta, confiante e sincera com relação às pessoas.

No mundo das Artes Marciais, sua moral era alta e seu prestígio grandioso. Sua habilidade com Tue Shou (Empurrar com as Mãos) era exquisita. Excelente na emissão (fa1) e dissipando (hua4) energia, não tinha igual em seu tempo. Seus braços pareciam feitos de algodão por fora, mas por dentro eram feitos de aço. Seus movimentos podiam ser bem pequenos, ainda assim liderava seu oponente significantemente antes dele e então emitia energia abruptamente. Aqueles que sentiam isto não poderiam dizer que ele tinha se movido, ainda assim eles já estavam se elevando alto no ar para depois cair no chão. Assim sendo, alunos de primeira adoravam sua habilidade e disfrutavam estudar com ele. Em 1928 Yang Cheng Fu desde Beijing foi para o sul ensinar Tai Chi Chuan em Nanjing, Shanghai, Hankou, Hangzhou, e Guangzhou.

Enquanto estava em Nanjing ele manteve o posto de Diretor de Treinamento na Academia Central de Artes Marciais. Seus alunos eram numerosos, espalhados por todas as regiões ao norte e ao sul do Rio Yangtze. Para promover o desenvolvimento do Tai Chi Chuan, Yang Chengfu em 1925 ditou para seu discípulo Chen Wei Ming o livro A Arte do Tai Chi Chuan (Taijiquan Shu). Em 1934 ele mais uma vez ditou Princípios e Aplicações do Tai Chi Chuan (Taijiquan Tiyong Quan Shu), contendo as habilidades quintaessenciais do Tai Chi Chuan e deixando um precioso legado para estudantes. Yang Cheng Fu teve quatro filhos: Zhen Ming; Zhen Ji; Zhen Duo; e Zhen Guo.

Yang Zhao Peng

Yang Zhao Peng

Yang Ban Hou teve uma filha, e um filho chamado de ZhaoPeng. ZhaoPeng estudou com Yang Chengfu e depois abriu uma escola em Guangxi, onde mais tarde faleceu.

Yang Shou Zhong

Yang Shou Zhong

Yang Zhen Ming, chamado Shou Zhong, nasceu em 1911 e morreu em 1986. Desde muito jovem ele seguiu seu pai estudando a arte do Tai Ji Quan. Quando chegou a idade de 14 anos ele compreendeu as energias do Tai Ji Quan e foi completamente proficiente nas técnicas de sabre, espada e lança e se tornou o assistente de seu pai, Yang Chengfu. Shou Zhong na idade de 19 anos foi para a província de Anhui e mais tarde ensinou Tai Ji em Nanjing. Depois disso ele viajou com seu pai, passando por Zhejiang, Fujian, e Guangdon. Depois do falecimento de Yang Chengfu, Shou Zhong ficou em Guangzhou (Canton) para ensinar. Em 1949 ele se mudou para Hong Kong e abriu uma escola de artes marciais.

Em Hong Kong e Macau, e países no Sudoeste da Ásia, existem muitos discípulos seus. Yang Shou Zhong levou o livro escrito por seu pai antes de sua morte, Princípios e Aplicações do Tai Chi Chuan, e voltou a imprimir diversas edições dele. Ele também copilou fotos de Yang Cheng fu e públicou “Aplicações em duplas Ilustradas e Variações do Tai Chi Chuan (Shuang Ren Tujie Taijiquan Yongfa Ji Bianhua)”, que depois se tornou disponível no mundo inteiro. Em 1986 ele sucumbiu a doença, deixando suas três filhas em Hong Kong para seguir ensinando o Tai Chi Chuan Estilo Yang.

Yang Zhenji

Yang Zhenji

Yang Zhen Ji, nasceu em 1921, começou a estudar com seu pai e seu irmão mais velho quando tinha seis anos. Ele estudou duro, captando a essência do Tai Ji Quan. No final dos anos 1940 ele começou a ensinar Tai Ji Quan. Ele viajou para Guangzhou (Canton), Pequim, Tianjin, Guangxi e para Handan para ensinar. Porque ele ensinava com muita sinceridade, seus alunos eram numerosos e uma vez ele chegou a visitar os Estados Unidos.

Zhen Ji, depois de muitas décadas de pratica e ensino, ganhou um profundo entendimento da habilidade passada por seu pai. Zhen Ji serviu como Presidente da Associação de Wushu de Handan e agora é um membro do comitê da Associação de Wushu de Hebei. Ele escreveu O Tai Chi Chuan de Yang Cheng Fu (Yang Cheng Fu Shi Taijiquan).

Yang Zhenduo

Yang Zhenduo

Yang Zhen Duo, nasceu em 1926 e começou a estudar a arte do Tai Ji Quan com a idade de seis anos com seu pai e seu irmão mais velho. Ele estudou assiduamente e era bom em pesquisa, e assim foi capaz de captar a essência do Tai Ji Quan. Sua habilidade é consumada e demonstrada com uma atitude natural. A disposição de Yang Zhenduo é tolerante e gentil, com um coração simples e honesto. Ele ensina pacientemente e meticulosamente. Modesto e simples como seu pai, ele recebe uma profunda admiração e estima dos entusiastas da Família Yang. Zhen Duo carrega as aspirações de seus ancestrais, dedicando-se a popularização e disseminação do Tai Ji Quan.

Desde o inicio dos anos 1960, ele vive em Taiyuan, na Província de Shanxi, ensinando Tai Ji Quan. Em 1982 ele fundou a Associação de Tai Ji Quan da Família Yang da Província de Shanxi, com um numero de dez mil alunos nesta província. Muitas vezes ele viajou para os Estados Unidos, França, Itália, Alemanha, Inglaterra, Suécia, Canadá, Brasil, Cingapura e muitos outros países oferecendo seminários. Causando uma boa impressão em casa e no exterior, Yang Zhen Duo ajudou o Tai Ji Quan da Família Yang a promover os laços de amizade entre os habitantes da China e do resto do mundo. Atualmente, Yang Zhen Duo é um membro do comitê de treinamento da Associação Chinesa de Wushu e da Associação de Esportes da Província de Shanxi. Ele é o Vice Presidente do Comite da Associação de Artes Marciais da Província de Shanxi, Presidente da Associação de Estilo Yang da Província de Shanxi, e Presidente da Associação Internacional de Tai Chi Chuan Estilo Yang.

Em 1995 ele foi reconhecido pela Academia Chinesa de Wushu como um dos melhores 100 Mestres de Wushu na China. Durante 1996, enquanto estava em San Antonio Texas, Estados Unidos, ele foi reconhecido como prefeito honorário. A cidade de Troy, Michigan, Estados Unidos apresentou a chave da cidade para Yang Zhen Duo em 1999. No mesmo ano, em uma província na França, o governador o presenteou pessoalmente com a medalha comemorativa da província.

Yang Zhen Duo tem uma versão em Inglês de seu livro titulado Taijiquan Estilo Yang (Yang Style Taijiquan), e uma versão escrita em Chinês tradicional titulado Taijiquan Estilo Yang Chinês (Chinese Yang Style Taijiquan). Ele tem também uma coleção de vídeos produzidos pelo Canal de Televisão Yello River, chamado de Taijiquan Estilo Yang, Espada e Sabre. A editora do Ministério de Esportes da China também produziu um vídeo chamado Estilo Yang de Taijiquan. Yang Zhen Duo tem dois filhos, o mais velho chamado de Yang Dao Fang e o mais novo chamado de Yang De Fang.

Resumindo, as pessoas que praticam Tai Chi Chuan hoje invariavélmente apontam para a Família Yang. Foi Yang Lu Chan que introduziu pela primeira vez para o grande público em Beijing. Depois, sob três gerações de mudanças, foi Yang Cheng fu que finalizou a forma e a popularizou extensivamente. Agora a 4º. Geração da Família Yang, Zhen Ming, Zhen Ji, Zhen Duo e Zhen Guo e os discípulos de Yang Cheng Fu juntos têm disseminado o Tai Chi Chuan Estilo Yang, fazendo dele o estilo mais popular. A história e inúmeras evidências mostram que o Tai Chi Chuan Estilo Yang têm feito uma considerável contribuição para a saúde e longevidade da humanidade. Para levar adiante esta parte importante da Antiga Cultura Chinesa, espero que nossa geração e gerações futuras possam trabalhar juntos para fazer com que o Tai Chi Chuan Estilo Yang brilhe ainda mais magnificamente.

Yang Jun

Yang Jun

Nascido em 1968 na cidade de Taiyuan, o Mestre Yang Jun é a 6a. geração descendente do criador do Estilo Yang de Tai Chi Chuan, filho de Yang Dao Fang e neto de Yang Zhen Duo, Yang Jun é o futurodetentor da linhagem da Família Yang.

O Mestre Yang Jun começou seu treinamento com o Mestre Yang Zhen Duo quando ele tinha apenas 5 anos de idade. Ele é proficiente em Tai Chi Chuan, Espada, Sabre, Tue Shou e muitas outras formas de Tai Chi. Começando em 1982 quando ambos foram a Singapura o Mestre Yang Zhen Duo levou o Mestre Yang Jun com ele sempre que viajava para o exterior. Agora, após quase vinte anos e dezenas de seminários ao redor do mundo, Yang Jun se tornou um professor por seu próprio mérito. Suas habilidades são inquestionáveis. Suas formas combinam suavidade e força, graciosidade e leveza, contenção e expressão.

Desde 1995, Yang Jun serviu como Vice Presidente de Operações e Treinamento da Associação de Tai Chi Chuan da Família Yang da Provincia de Shanxi com mais de 30,000 membros em sua cidade natal na provincial de Shanxi. Em Outubro de 1998 Yang Jun criou a Associação Internacional e é presidente desta Associação desde então. Em Agosto de 1999 Yang Jun mudou-se para Seattle com sua esposa Fang Hong para começar a trabalhar formalmente para a Associação Internacional de Tai Chi Chuan da Família Yang e estabelecer uma escolar em Seattle. Yang Jun representa o primeiro membro da Família Yang a viver fora da China.

O Mestre Yang Jun formou-se em Educação Física na Universidade de Shanxi em 1989. Em 1995 a Academia Chinesa de Wushu o reconheceu como um famoso artista marcial na Provincia de Shanxi. Em 1996 recebeu o certificado do mais alto nível de juiz nacional e serviu como o principal Juiz da Competição Nacional de Tai Chi Chuan na China em 1998.